Resenha: O Fantástico Sr. Raposo

Fantastic Mr. Fox, EUA , 2009 (estréia nacional somente em 2010) – 87 min. Aventura, Animação, Comédia. 10 anos.

Direção: Wes Anderson

Com: George Clooney, Meryl Streep, Jason Schwartzman, Bill Murray e Willem Dafoe

O Filme concorreu ao Oscar de 2010 e é pouquíssimo comentado, mas o que poucos sabem é que O Fantástico Sr. Raposo é sem dúvida a melhor e mais madura animação feita em stop-motion.

Sr. Raposo é um esperto animal que tem como hobby roubar aves. No entanto, quando sua amada Felicity engravida, ele se vê obrigado a parar com essa vida e se dedica a trabalhar como colunista de um jornal. Passando-se alguns anos Sr. Raposo – inquieto com sua tranqüila rotina – retoma a sua vida de aventuras, roubando galinhas, fazendo tudo as escondidas. O que o Sr. Raposo não sabe é que suas façanhas em saquear os animais e bebida das fazendas vizinhas iria comprometer a segurança de sua família e de todos os animais do bosque.

Sr. Raposo em processo de modelagem.

A narrativa do filme é bem dinâmica e possui personagens extremamente carismáticos. Facilmente o espectador compartilha do dilema do Sr. Raposo e de todos que o cercam. Certo momento o protagonista questiona do porquê dele não ter nascido na forma de outro animal e como uma raposa pode ser feliz sem uma galinha em seus dentes – trazendo para o nosso cotidiano – como uma pessoa pode ser feliz sem ser livre para fazer o que bem entende? Passando por conflitos existenciais e morais, os personagens nos levam a diversos questionamentos durante a película.

Anderson, de Os Excêntricos Tenembaums  e  Viagem à Darjeeling, está à frente da obra nos trazendo diálogos, cenários e personagens incríveis. As tomadas de câmeras as vezes nos remetem  a antigos jogos 16bits e jogos contemporâneos em primeira pessoa.

O livro de Roald Dalh que deu origem ao filme.

Desde que os Irmãos Cohen descobriram os dotes de George Clooney para a comédia, ele tem trabalhado em diversos filmes cômicos. No caso do Fantástico Sr. Raposo ele constantemente transita da comédia ao drama. Clooney dar um ar particularmente descarado, ao mesmo tempo distinto e charmoso ao protagonista. E Maryl Streep dá toda a sua graça e maturidade à personagem Felicity.

O roteiro foi adaptado de um clássico infantil de Roald Dahl, que é o mesmo criador da obra que inspirou a Fantástica Fábrica de Chocolates.

Com toda certeza você vai se ver em algum dos personagens desse maravilhoso filme. O stop-motion que antigamente me incomodava, hoje enche os meus olhos.

Nota: 9/10

3 Responses to Resenha: O Fantástico Sr. Raposo

  1. Pyro disse:

    sem comentarios…

  2. Lorena disse:

    Não assisti, mas já que você deu nota 9, posso pensar no assunto. ;P

  3. paulo disse:

    é uito legal esse filme eu ja vi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: