A arte de Alex Ross

Vocês podem não ter ouvido falar desse rapaz, mas com certeza já se depararam com uma ilustração dele, seja na cerimônia do Oscar, numa imagem em um DVD, numa capa de um quadrinho ou uma capa de CD. Alex Ross é um gênio do quadrinho moderno, detentor da arte com pincel. Conheça um pouco mais sobre esse grande ilustrador.

É com imenso prazer que apresentamos este texto de Marcelo Dias.

De uns tempos para cá, os quadrinhos vem crescendo e conquistando cada vez mais fãs em todo o mundo, um dos colaboradores responsável apresentou sua primeira publicação, em 1990, no comic book TERMINATOR: The Burning Earth, naquela época ele era chamado de Alexander, mas hoje assina suas artes como Alex Ross.

O seu diferencial o faz único e famoso; Ross não foi o pioneiro em unir arte com quadrinhos, mas com certeza foi o primeiro a ter a idéia de pintar os mais conhecidos heróis em estilo foto-realista do mundo, realismo que são no mínimo verdadeiras obras de arte, os projetos com uma grande qualidade deixa até quem não gosta de quadrinho bastante curioso; ao ler uma revista ilustrada pelo Alex Ross é de perfeição pura, chega a ser uma  aproximação da ficção com a realidade, fazendo as pessoas verem como seria um herói no mundo real .

Obama

Sua técnica básica consiste em fotografar pessoas fantasiadas de herói num estúdio, e depois desenhar, que na maioria das vezes são seus próprios amigos;  o próprio Alex Ross pousou de Namor, Duende Verde e Coringa nas suas histórias; um desses modelos ficou imortalizado em uma de suas obras primas, Ross colocou o seu pai Clack Ross para ser um dos principais personagens na sua máxima criação: Kingdom Come (O Reino do Amanhã);  sendo um narrador da história como um pastor chamado Norman McCay; imagina essa, você está desenhado num história em quadrinho ao lado de Superman e companhia.

Oscar

Seus principais projetos estão cada vez mais ousados, englobam tanto da Marvel e DC Comics ,  os que ganharam muito respaldo no mundo dos quadrinhos foram Marvels, Kingdom Come,Astro City, Earth X Universe X e Paradise X; sendo muito cotado para fazer capas para renomados comics book artits, e também trabalhos paralelos que são encontrados como por exemplo na 74ª Annual Academy Awards 2002 Oscar, neste  ele simplesmente fez todo o design da premiação, o pôster da estatueta ficou conhecida de The Gold Knight Returns; as ilustrações mais nostálgicas foram  Space Ghost e um painel com todos os heróis antigos da Hanna Barbera;  Até o Grover do Vila Sésamo.

Esperto no que faz; você encontra na galeria de arte de Alex Ross os chamados easter eggs escondidos nas suas revistas, em homenagem aos seus ídolos estão a banda Jethro Tull, The Who, Björk, Willem Dafoe, The Beatles, Timothy Dalton como Tony Stark, Mr. Bean , etc; ele mesmo aparece várias vezes.

Seu novo e espetacular inédito trabalho: Star Wars,  que com certeza vai ser esperado muito aqui no Brasil, porque ele está mexendo num tema bastante seguido por fã no mundo todo; coloco a mão no fogo, pois não vai decepcionar ninguém. Alex Ross na sua maneira de desenhar atingiu um público alvo de todos os gostos, até mesmo quem não estar nesse meio; fazendo as pessoas verem os gibis de um modo diferente, com um algo a mais: a arte.

Abaixo uma pequena galeria de imagens das ilustrações do livro (Rough Justice) de Alex Ross, do acervo especial do próprio Marcelo e outros personagens. Clique para ampliar.


Mulher Maravilha. Costas do livro Rough Justice


Grover da Vila Sésamo

Ilustração do Mágico de Oz

Capa de livro da série Heroes

Alex Ross como Duende Verde

Alex Ross como Duende Verde

7 Responses to A arte de Alex Ross

  1. Marcelo disse:

    Sou super fã dos HQs, desde criança que curto muito isso tudo, mas não tinha dinheiro para comprar, aí cresci, e logo vi que podia realizar o sonho de ter muitas revistas, começar a coleção, mas como vida de casado tem outras responsabilidades, tive que escolher, aí veio a idéia de ficar especializado em um determinado desenhista; escolhi Alex Ross, só que ele saiu mais caro do que se eu fosse comprar todo mês as revistas lançadas nas bancas. Com Alex Ross é assim tudo que é bom dura muito e é caro, tenho muita coisa importada, as vezes compro só pela capa, as vezes dou sorte e consigo coisa do ilustrador autografada com certificado e tudo; já virei até referência: tu conhece o Marcelo que coleciona Alex Ross; é foda hahahahah.
    Tenho que segui o conselho do meu amigo Silvio, de botar o meu acervo no seguro. Um dia faço uma exposição da coleção.
    Quero agradecer ao Cena do Crime por colocar uma parte deste mundo aqui no site; tenho os amigos que mereço. Abraços, valeu.

  2. Mesfat disse:

    Lê uma revista ilustrada pelo Alex Ross nos mostra o quão importante(fascinante?) é, e sempre será, ter uma revista em mãos. Nos mostra que embora essa avalanche tecnológica obrigue-nos a rastejar e até sermos humilhados, nada supera a esplêndida capacidade, embora analógica, de sentir a emoção percorrer por nossos dedos, fluir pelos olhos e nos entorpercer o cérebro. Parabéns pelo post, Zé!

    • Marcelo disse:

      Pois é, no mundo de mega tecnologia ter um trabalho voltado para o artesanato, como faz alguns desenhistas, verifica-se que as pessoas são talentosas não de hoje,mas de muito tempo, e que continuam fazendo aquilo que sempre fez, sem efeitos especiais, com muito valor e reconhecimento pelos seus trabalhos.
      Desenhistas como Alex Ross, Adam Hughes, por exemplo não são famosos à-toa, eles mesmo criticam o absurto que alguns fazem no ramo dos quadrinhos.
      Se você conseguir um dia presenciar um congresso de HQs, com certeza vai ver esses ilustradores desenhando na hora pra você. Aí que tá o talento.

  3. Cara gosto muito dos desenhos.
    Queria poder desenhar só metade dele, nem precisava ter a técnica da pintura.
    Queria um dia ler mais para dar minha critica.
    Ficou massa Marcelo!

  4. pcheadbanger disse:

    Só pra ilustrar: na versão americana da MARVELS, que foi o primeiro trabalho que jogou todos os holofortes no nosso amiguinho Alex Ross, nas dedicatórias ele colocou que não iria agradecer a ninguém pq ninguém tinha acreditado no trabalho dele. Acreditam nisso????

  5. douglas disse:

    Eu só queria saber que material Alex ross utiliza, se alguém souber me avise.

    douglasmatos.art@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: